HOME      PASSEIOS       COMO CHEGAR      LENÇÓIS      CONTACTO


PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

É ecosistema unico por esse motivo é protegido pelo ICMBio (Instituto de Biodiversidade Chico Mendes) e há excuções e percursos preestabelecidos estudados de forma de não afetar os demasiados fenômenos naturais que acontecem dentro dele.

Entre esses os biólogos dão particular atenção ao fenômenos migratórios das aves que vem do hemisfério norte pra fugir do inverno frio e das tartarugas que vem pra por os próprios ovos na praia dos lençóis que é o maior litoral virgem do Brasil.

No parque também vive a tartaruga Pininga (Trachemys audiutrix) espécie endemica do estado do Maranhão objeto de estudo pelo biologo assim como e esponja Ezcúrra de Drago (Corvoheteromeyenia heterosclera) ameaçada de extinção fundamental pelo ecosistema todo em quanto fonte de alimento de numerosas espécies.

Importante em fim lembrar que há lugares do parque somente acessíveis a pês através de trekking e caminhadas como por exemplo a zona primitiva da unidade, onde estão localizados as chamadas "oásis" da Baixa Grande e Queimada dos Britos, lugares estes em que o acesso a veículos é taxativamente proibido.

Pelos motivo a cima elencados é importante procurar guias autorizadas e se deslocar, onde permitido, com veículos também autorizados.




COPYRIGHT 2012 / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS